PLUX

PLUX has hundreds of R&D facilities worldwide to boost their work. Benefit from our award winning wireless and modular multi–sensor platforms by developing custom solutions based on our experienced team and field-proven solutions.

Established in 2007, PLUX creates innovative products for Physuitherapists and Researcheres, by developing and advanced biosignal monitoring platform that integrates wearable body sensors such as electromuography (EMG), electrocardiography, respiration, and accelorometeres combined with wireless connectivity and software applications to deliver real value recognized by our target markets.

Descobre mais nas plataformas online:

Clynx

Startup | Physical Rehabilitation

Este ano vem conhecer os grandes vencedores do GovTech 2019, uma iniciativa do Governo, organizada pela Agência de Modernização Admistrativa (AMA), Camões, I.P. e PME Investimentos, que tem como objetivo premiar e apoiar produtos e serviços inovadores, criados por startups, que contribuam para um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas, numa resposta nacional aos desafios que se colocam por cá e no mundo.

A Clynx oferece uma solução agradável e inovadora para os pacientes de fisioterapia. Esta abordagem permite ao paciente realizar exercícios fisioterapêuticos num ambiente de videojogo, ao mesmo tempo que toda a sua progressão lhe é disponibilizada, de modo digital e objetivo. Em adição, a utilização desta solução será possível tanto em sessões na clínica como no conforto da casa do paciente.

Descobre mais nas plataformas online:

NeVARo

Startup | VR/AR e Neurociências

Vem conhecer a Nevaro, uma startup portugesa que tem vindo a dar cartas pelo mundo. Dentre vários momentos altos do último ano, estiveram presentes em Macau, na 2ª edição do “Internet +” Award for Innovation and Entrepreneurship between China and Portuguese Speaking Countries onde receberam o “Bronze Award” e são uma das startups selecionadas para o programa de aceleração “Protechting 4.0” o qual conta com o apoio da Fidelidade Seguros e do Hospital da Luz Learning Health

Hoje em dia, cerca de 450 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças mentais.

Fobias são um dos grupos dessas doenças, relacionadas com ansiedade, e afetam cerca de 83 milhões de pessoas, só na União Europeia. Hoje em dia, os métodos de tratamento tradicionais, tais como psicoterapia e farmacologia, falham na objetividade das suas métricas (ex: averiguação de como a pessoa se sente), podem provocar efeitos adversos (ex: patologia aditiva), têm uma eficácia muito variável e exigem um período de tratamento muito prolongado, frequentemente com poucos resultados. Consequentemente, apenas 15-20% das pessoas com este tipo de distúrbios procuram os métodos comuns de tratamento, outros abandonam o processo ou ficam dependentes da medicação para toda a vida.

De modo a combater todas estas limitações, a NeVARo propõe uma solução inovadora de terapia digital para o tratamento de fobias, combinando Neurofeedback (bem como outros sinais fisiológicos do próprio paciente, em tempo real) com Terapia de Exposição por Realidade Aumentada/Virtual, gaming e algoritmos de inteligência artificial. Todos estes componentes são ligados por uma app móvel, permitindo assim, expandir o tratamento do consultório para a própria casa do paciente.

Descobre mais nas plataformas online da NeVARo:

LisbonPH

LisbonPH – Associação Juvenil para o Empreendedorismo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada e gerida por estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação. É a primeira e, atualmente, a única Júnior Empresa federada no setor da Saúde em Portugal.

Dentre inúmeros projectos que têm desenvolvido e eventos em que têm participado, estiveram presentes no JEE Autumn Conference, em Mainz na Alemanha. Receberam ainda em 2019 uma menção honrosa pelo IPDJ, nos prémios pelo “Associativismo e Voluntariado Jovem”

Para levar a cabo a nossa missão, dispomos de três serviços sendo eles organização de eventos científicos na área da Saúde, realização de cursos e-Learning acreditados pela Ordem dos Farmacêuticos e Consultoria científica, logística e de Marketing.

Descobre mais nas plataformas online da LisbonPH:

Patient Innovation

Patient Innovation (PI) é uma plataforma internacional, aberta, multilingue e sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar a partilha de soluções inovadoras desenvolvidas por doentes, colaboradores e cuidadores por todo o mundo.
Se não forem partilhadas, estas estratégias, tratamentos, aparelhos e conhecimento podem permanecer desconhecidas para muitos pacientes, acabando por não cumprir o seu potencial de mudar as vidas das pessoas.

As soluções submetidas são previamente avaliadas e validadas por uma equipa de médicos e de
especialistas, e uma vez online ficam acessíveis a todas as pessoas que possam ter interesse ou beneficiar da ideia.
Adicionalmente, o Patient Innovation organiza dois eventos anuais: o PI Awards e o Bootcamp. O PI Awards tem como objetivo homenagear doentes, cuidadores informais e colaboradores que desenvolveram soluções inovadoras e o Bootcamp, que terá início em 2020, consiste num programa de aceleração que permite implementar e escalar as soluções desenvolvidas.

Descobre mais nas plataformas online

 

Fraunhofer - Portugal

The Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), is a non-profit private association founded by Fraunhofer-Gesellschaft, the largest organisation for applied research in Europe.

A Driving Force In Innovation: Fraunhofer Portugal aims on the creation of scientific knowledge capable of generating added value to its clients and partners, exploring technology innovations oriented towards economic growth, the social well-being and the improvement of the quality of life of its end-users.

Research of Practical Utility: Fraunhofer Portugal promotes and coordinates the cooperation between its research centers, other research institutions and Industry partners, with the objective of undertaking applied research of direct utility to private and public enterprises and of wide benefit to society.

“Our technical knowledge at the highest levels of science and technology and wide-ranging expertise enables us to help tackle the challenges of today and tomorrow.”

Descobre mais nas plataformas online da Fraunhofer:

 

APORMED

APORMED é a associação de âmbito nacional com a maior representatividade das empresas que integram o setor de produção e distribuição de dispositivos médicos.

Fundada em 1990, foi considerada uma instituição de utilidade pública a 19 de Maio de 1995, pelos serviços prestados enquanto Organismo de Normalização Setorial.

APORMED tem como missão a defesa dos interesses comuns e legítimos das empresas associadas.

Os objetivos principais da APORMED são:

  • Representação dos interesses comuns das empresas que produzem ou comercializam tecnologias para a saúde.
  • Promoção de elevados padrões de competitividade e de qualidade e de boas práticas comerciais entre os seus membros.
  • Promoção de um clima de colaboração e diálogo com as autoridades públicas do setor, a comunidade de prestadores de saúde e as organizações de defesa dos doentes, visando o apoio a todas as ações que reforcem as garantias de qualidade e segurança dos produtos e o pleno acesso dos cidadãos às tecnologias para a saúde mais inovadoras.
  • Apoio, através das organizações internacionais representativas do sector, à adoção de uma estratégia global de regulação.
  • Participação em campanhas destinadas a prevenir os riscos da inadequada utilização dos dispositivos médicos.
  • Promoção junto da opinião pública da relevância e benefícios das tecnologias para a saúde.

EBIMed

A EBIMed é uma júnior empresa de engenharia biomédica que tem como missão aproximar os estudantes do meio clínico e hospitalar, integrando-os em projetos, e promovendo workshops e eventos que visam aprofundar as hard e soft skills dos seus associados.
 

A EBIMed pretende afirmar-se como entidade empreendedora e inovadora no panorama tecnológico nacional, pretendendo garantir a simbiose entre o meio académico e o meio empresarial, em que alunos de vários cursos, formam equipas multidisciplinares e contactam com questões médicas reais e as empresas da área vêem estas questões resolvidas de forma viável.

Os projetos atualmente a ser desenvolvidos por esta júnior empresa procuram responder a necessidades médicas ainda sem resposta, comunicadas por hospitais, clínicas e médicos. Alguns exemplos dos seus projetos são: um dispositivo médico para monitorização 24h da tosse; um braço otimizado de cadeira de rodas para pacientes pós-AVC; um estimulador vibratório de fusos musculares; e um colete para monitorização de parâmetros vitais.

Sabe tudo sobre a EBIMed, os seus projetos e eventos: